A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: UMA MENTE CALVINISTA


Ao tratarmos da essência do calvinismo, devemos compreender que o calvinismo não é apenas uma cosmovisão, é mais que uma maneira de pensar, não só princípios teóricos, mas também práticos, traz implicações para o eleito como um todo. Por isso iniciaremos falando sobre as implicações na mente do eleito, pois é na mente onde somos convencidos de nossa pecaminosidade, e um verdadeiro Calvinista não é nada mais do que um pecador que foi levado a não só a reconhecer-se em tamanho estado de pecaminosidade, mas a compreender as consequências de seus pecados e mesmo assim ter sido agraciado por Deus com a salvação não por seus méritos, mas pelos de Cristo e por isso tem em sua mente a gloria de Deus como seu principal objetivo orbitando sua mente.
Vemos isso expresso no pequeno catecismo Kalleyano em sua primeira questão ao perguntar “qual o principal cuidado do homem neta vida?”, sua resposta é clara, “glorificar a Deus e pertencer ao Salvador Jesus Cristo”. Paulo também deixa esse pensamento claro ao tratar com os coríntios sobre os limites da liberdade cristã, colocando o glorificar a Deus como a regra primordial para a vida pratica da igreja, seja o que for, seja pra gloria de Deus ( 1Cor 10.31).
Para o calvinista é como o que se diziam dos puritanos “seu Deus é seu centro”, Deus é o ponto central da vida, sem ele não há vida, por isso é impossível comtemplar este mundo sem perceber o toque soberano de Deus em cada detalhe da sua criação e por isso Deus é o centro de tudo o que ele faz sua adoração, por exemplo, ao adora-lo ele deve compreender que diante de Deus todas as outras atenções devem ser desviadas para seu Deus e sua gloria. Seus pensamentos suas afeições são levadas cativos à obediência de Cristo Jesus (2 cor 10.5b). Porem isso não se restringe a suas atividades em quanto reunido em comunidade cristã, mas em seu trabalho, seus estudos, sua família, sua afeições, literalmente em tudo que ele faz visa a gloria única e exclusiva de Deus.
Concluímos com isso que a mente calvinista esta pautada na maneira de vermos a Deus que por sua vez deve estar pautada em glorifica-lo constantemente, dessa maneira o Deus gracioso se tornará consequentemente o centro da sua vida só assim compreenderemos o que disse o sacerdote e salmista Asafe, “não há na terra quem eu queira mais” (Sl 73.25b).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: OS 28 ARTIGOS DA BREVE EXPOSIÇÃO DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO

A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: SUBMISSÃO CALVINISTA