A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: SUBMISSÃO CALVINISTA



Graça e paz meus irmãos, ao nos aprofundarmos nas doutrinas da graça, perceberemos uma afirmação recorrente, que é impossível para um eleito permanecer o mesmo, há uma metamorfose completa comparado a quem era e o estado que estava antes, nossos aspectos físicos e mentais são alcançados por uma nova motivação que nos impulsiona a um novo e reto caminho, pois ao compreender as doutrinas da graça somos capacitados por Deus de uma nova percepção, percepção essa que uma vez desenvolvida nos proporcionara uma imagem aguçada da Majestade de Deus, do seu Poder e da sua Santidade. Essa compreensão compõe nossa comunhão com Deus, antes éramos inimigos (Cl 1:21) jurados e condenado, mas agora através dessa graça reconciliadora (Rm 5:10) podemos perceber mais facilmente a ação do divino no cotidiano de nossas vidas e ver como sua ação se alastra por todo a nossa vida, vemos nossa real incapacidade, como não poderíamos de fato, jamais nos salvar da eminente perdição que já havia sido decretada sobre nós, sendo antes salvos por intermédio da graça de Deus Pai em seu Filho Jesus Cristo, por sua vontade soberana.

Vemos sua vontade em tudo em que nossas vidas estão lançadas, somos conformados a vontade de Deus a todo momento desde nossa conversão, até a entrada pelos portões da cidade celestial, somos chamados a essa santa submissão diante da manifestação tão clara de sua majestosa soberania como diz o Pr. Philip Graham Rykem “Essa submissão... caracteriza a experiência do cristão em sua totalidade”. O próprio Cristo deixa isso claro na parábola da videira em João 15. 4-5 “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Há nesse texto uma relação clara de uma submissão dependente unilateral, que também implica em nossa relação com Deus, pois a vara precisa da videira para sua frutificação e desenvolvimento, pois sem ele somos falíveis, incompetentes, incapazes de realizas qualquer ação que lhe seja satisfatória, só conseguimos cumprir seu chamado a essa submissão por seu próprio auxilio em nós, pois de fato e verde sem ele nada podemos fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: OS 28 ARTIGOS DA BREVE EXPOSIÇÃO DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO