A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO



A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO

Introdução

Certa vez o pastor Charles H. Spurgeon disse que não havia nada sobre o que o homem precisasse ser mais instruído do que sobre a verdadeira natureza do Calvinismo e em nossos dias essa verdade se torna ainda mais intensa, pois há inúmeros “novos calvinistas”, talvez pela grande propagação das doutrinas reformadas e da literatura rica, estes novos calvinistas, tem se dedicado a defender suas novas ideias, as redes sociais estão cheias de paginas, blogs sites, que pretendem promover a visão calvinista, mas será que estes calvinistas sabem de fato o que é o calvinismo, quais suas implicações? Após vermos os cinco pontos, vamos agora além, da TULIP, num calvinismo ou numa cosmovisão reformada verdadeira.

Se reunirmos alguns Calvinistas em uma sala e interrogássemos um a um, questionando-os o do porque eles professam tal fé, suas respostas serão das mais diversas, mas poucos serão aqueles que saberão responder corretamente, há os que limitam o calvinismo aos cinco pontos, outros por não compreenderem a verdadeira essência do calvinismo chegaram ao que o James Montugomery Boicy chamou de “perpetuo descontentamento”, principalmente com seus lideres, há mais espaço para critica do que para a humildade e a piedade. Não que um senso critica seja ruim, muito pelo contrario, mas critica sem humildade e piedade serão apenas manifestações da soberba, ela os dominará e depois da soberba e arrogância á eminente ruina e queda (Pv 16:18), justamente tudo que o verdadeiro Calvinismo não é, as doutrinas pregadas pelo calvinismo implicarão em um caráter reto e quebrantado, apaixonado pelas doutrinas da graça, fundamentado nas escrituras e confiante na soberania de Deus.

Nisto caminharemos para compreender estas implicações para nossas vidas, conhecer e reconhecer a verdadeira face calvinista. Que nosso Deus nos ajude a compreender e viver uma verdadeira vida Cristã.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: OS 28 ARTIGOS DA BREVE EXPOSIÇÃO DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO

A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: SUBMISSÃO CALVINISTA