A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: UMA ALMA CALVINISTA



Como falamos em nosso último texto, o verdadeiro calvinismo, iniciasse na mente, antes apodrecida pelo pecado, agora em processo de santificação, mas a essência do calvinismo não permeia só a mente, ele não é um amontoado de doutrinas, mas uma nova compreensão da vida aplicada em todas as áreas de nossas vidas. As doutrinas da graça não apenas enriquecem nossas mentes, mas no melhor uso da palavra, a compreensão das doutrinas da graça converte nossas vidas, para algo novo. Não é possível conhecer essas doutrinas e não ser transformado por elas, pois elas expressão a essência da Palavra de Deus. Por isso, além de uma mente calvinista, temos uma alma calvinista.

Ao nos depararmos com nossa realidade, as nossas bases que antes mediam nossas decisões passam a cair por terra, às certezas e esperanças oferecidas pelo mundo, agora já não possuem mais serventia, nossa alto-confiança é dilacerada pela visão da depravação e inutilidade do nosso ser, diante dessa verdade não há o que fazer, além de nos prostramos diante do todo poderoso e clamarmos por sua misericórdia como Isaias ao se deparar com a grandeza de Deus, clamou “ai de mim pecador” (Is 6.5). Seu encontro com Deus irremediavelmente provocou nele uma real percepção de si de como era um pecador, que compactuava com pecadores, sua reação não foi fugir da presença de Deus, mas foi prostrar-se diante do Deus vivo, com uma alma agora contristada e humilhada.

Essa compressão de si levou-o a humilhar-se, e como disse Philip Graham Ryken “uma alma contrita é uma marca distintiva do Calvinismo”, ele vai ainda além exemplificando que “o verdadeiro calvinista é um homem ou a mulher que acorda pela manhã dizendo: Deus tem misericórdia de mim, que sou pecador”. Com uma mente renovada e uma alma humilhada, é bem difícil confiar em si mesmo, viveremos a desconfiarmos de nós mesmo, nos reconhecendo incapazes de agir retamente sem Deus, ai nets ponto aprenderão a confiar e depender da graça de Deus e ainda mais, compreender que Deus jamais rejeitará um espirito quebrantado (Sl 51.17).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: OS 28 ARTIGOS DA BREVE EXPOSIÇÃO DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO

A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: SUBMISSÃO CALVINISTA