A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS

     Ao vermos as doutrinas da graça e como se relacionam nas vidas dos verdadeiros calvinistas, nós precisamos compreender qual o objetivo de tudo isso? E para respondermos a esta pergunta, olharemos para a questão 1 do pequeno catecismo e, que diz “Qual o Principal Cuidado do Homem nesta vida?”. Responde ele que é, “Glorificar a Deus e pertencer ao Salvador Jesus Cristo”. Semelhantemente respondem os catecismos (maior e menor) de Westminster perguntando, “Qual é o fim supremo e principal do homem?” e ele responde “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”. 

     O que percebemos com isso é que a glória de Deus é o alvo de toda a jornada cristã e isto, está claramente apontado nas Escrituras, como, por exemplo: 1 Crônicas 16. 28–29 “Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força. Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome. Tragam ofertas e venham à sua presença. Adorem o Senhor no esplendor da sua santidade”, ou Romanos 14.7-8 “Pois, nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor”, e o texto mais conhecido da bíblia sobre este assunto: 1 Coríntios 10.31. Onde Paulo resume a prática cristã dizendo “[…] quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. 

    Veja que não há ressalvas ou exceções aos textos, eles são diretos em apontar para a glória de Deus como a motivação suprema de nossas ações, em outras palavras, para um verdadeiro calvinista, todos os esforços na caminhada cristã não são para a conquista ou preservação da salvação, mas para a glória do Salvador. Isso implica em dizer que, tudo que nós fazemos deve ter o objetivo principal de glorificara Deus, se estudamos os nossos estudos precisam glorificar a Deus, se trabalhamos, nosso trabalho precisa glorificar a Deus, se nos relacionamos com outros ao nosso redor, esses relacionamentos precisam glorificar a Deus, pois, de fato, não há uma só área em nossas vidas em que não devamos ou não possamos glorifica-lo. Por isso, meu desejo é que a glória de Deus seja nosso maior proposito durante toda a nossa vida e se até este dia não tem feito, que o façamos a partir de hoje!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: OS 28 ARTIGOS DA BREVE EXPOSIÇÃO DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO

A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: SUBMISSÃO CALVINISTA