A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: UMA SANTIDADE CALVINISTA

Como vimos na semana passada o verdadeiro calvinista é aquele que compreende sua vida na dependência do Senhor, mas o estado dependente do Senhor não implica em uma falta de esforço da nossa parte, não para garantir ou manter a salvação uma vez que esta, já foi garantida aos eleitos na cruz de Cristo, a final o cristianismo não se baseia em meritocracia, mas é importante que saiamos que “os que são salvos pela graça vivem pela graça” o esforço é em busca do crescimento e amadurecimento espiritual em santidade, porem isso só é possível à obra graciosa do Espirito Santo.

Essa compressão nos afastara de uma vida legalista, pois as doutrinas da graça, pois de fato, tudo que nos diz respeito à salvação é obra da graça e cada uma promovera a santidade ao eleito de forma particular. E para entendermos isso precisamos perceber o como cada doutrina interage com o nosso processo de santificação:

Depravação total, nos exponha como pecadores, desprovidos de se quer um senso adequado de santidade, fomos destituídos da gloria de Deus (Rm 3.23), desprezamos por completo o conhecimento de Deus, sendo assim entregues aos ardis de nossas próprias mentes caídas, não tendo em nós nenhum desejo pela santificação, mas antes por praticar o que é reprovável a Deus (Rm 1.28-32). Ao nos confrontar com essa verdade nos convence a buscar a santidade de Deus.

Eleição Incondicional, está claro ao lermos Efésios 1.4 “Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença”, que em primeiro lugar, este sempre foi o santo propósito de Deus em levar seu eleito a santidade, e em segundo lugar que este é o padrão ao qual o Senhor requer dos seus eleitos.

Redenção Particular, a santificação está atrelada sem sombra de dúvidas a redenção na Cruz, vejam 2 Coríntios 5.21 “Deus fez daquele que não tinha pecado algum a oferta por todos os nossos pecados, a fim de que nele nos tornássemos justiça de Deus”. Em Jesus, Deus nos tornou santos por sua obra salvadora.

Graça Eficaz, o Espirito Santo também colabora com os benefícios da redenção chamando os pecadores a Cristo, tendo como o proposito a santificação dos eleitos. “[…] aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”, nisso podemos entender que o chamado eficaz a salvação é também um chamado a santificação.

Perseverança nos Santos, o próprio termo já nos esclarece que a vida cristã de modo alguma é estática, mas antes é constantemente atacada e transformada em prol do amadurecimento. Nesse processo o Espirito santo esta trabalhando para o aperfeiçoamento e a santificação dos eleitos de Deus. Como diz filipenses 1.6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÉRIE: OS 28 ARTIGOS DA BREVE EXPOSIÇÃO DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO

A VERDADEIRA NATUREZA DO CALVINISMO: SUBMISSÃO CALVINISTA